O que pregaram os Apóstolos ?

 

(Capítulo 2)

 

O livro dos Actos mostra uma mudança dramática nos discípulos. Não mais perguntas, não mais dívidas, nem mais discussões

entre eles. Pregaram a milhares de pessoas no templo, desafiando os lideres religiosos, e arriscando as suas vidas porque eram mui zelosos pela mensagem.

O que fez mudar os pescadores em Duas coisas: estavam convencidos que Jesus lhes tinha dado o mesmo poder que tinha. O a compreender e deu-lhes força. .

O Messias estava vivo e a sua mensagem era verdadeira. tempo tinha chegado. O Reino de Deus tinha vindo! Voltem-se para Deus e acreditem na maravilhosa notícia! Jesus disse-lhes que pregassem, e assim eles pregaram! Mas o que pregaram?

No dia de Pentecostes, ouviram-se estranhos ruídos vir dos do céu. Junto dos discípulos apareceram coisas estranhas, e ( suas bocas sairam palavras raras que causaram surpresa. Os judeus perguntaram: O que é que se passa?

  ,        Pedro então parou subitamente e pôs-se a explicar o qUE

estava sucedendo: Uma profecia de Joel estava-se cumprindo (ActoE 2:1-20).

 

pregadores cheios de f estava vivo e que Jesus Espírito Santo ajudou­

 

Uma profecia de Jesus estava também cumprindo-se. Ele tinha predito que o Espírito Santo viria aos seus discípulos e isto era o que estava acontecendo. O Espírito Santo tinha inspi­rado Pedro e este pregava com poder.

O que foi que ele disse? Ele pregou àcerca de Jesus,

"Escutem isto", disse. "Jesus de Nazaré foi um homem que teve a aprovação de Deus diante de vós, como todos viram pelos milagres, maravilhas e coisas extraordinárias que Deus fez por meio dele,

entre vós, como sabem.                                       .

Jesus foi entregue conforme o plano previsto na sabedoria de Deus, e vocês mataram-no, crucificando-o por meio de homens pagãos. Porém, Deus ressuscitou-o, livrando-o do poder da morte, porque não era possivel que ele fosse dominado pela morte" (v. 22-24).

Pedro continuou a pregar àcerca de Jesus e concluiu o seu sermão dizendo:

"Portanto, que todo o povo de Israel fique bem ciente que a esse mesmo Jesus, que vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Messias" (v. 36). Arrependam-se do mal e cada um seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para que Deus vos perdoe os pecados e recebam o dom do Espirito Santo" (v. 38).

                       _                         -                                 ­

No capitulo 3, Pedro e Joao falaram a outra multidão,

começando por falar à cerca de Jesus (v. 13).

. Explicaram que as escrituras prediziam o sofrimento e morte do Messias (v. 18) e chamaram-nos ao arrependimento (v. 19) Terminaram o seu sermão a falar àcerca de Jesus. Este modelo re­pete-se em todo o livro dos Actos dos Apóstolos.

Os discípulos não se esqueceram completamente do Reino de Deus. Este menciona-se algumas poucas vezes, mas o centro da sua mensagem era Jesus. A coisa mais importante que as pessoas necessitavam conhecer àcerca do Reino de Deus, era Jesus, espe­cialmente porque Ele é o Messias que tinha vindo e tinha sido ressuscitado para a vida.

 

o evangelismo é o tema principal do livro dos Actos, porém a palavra reino não se usa em nenhum dos sermões. Apare­ce somente oito vezes no livro dos Actos dos Apóstolos.

Ainda que os judeus acreditassem no Reino de Deus e possuíssem as profecias do Antigo Testamento _cerca dele, Paulo. discutiu _cerca do Reino durante três meses na sinagoga em _feso

(Actos 19:8). O seu conceito do Reino devia ser consideravelmente diferente daquele que os judeus efésios tinham acreditado. E não é de estranhar porque a mensagem de Paulo _cerca do reino era acompanhado duma mensagem _cerca de Jesus, da graça e da fé.

Esta era também a mensagem de Jesus. Durante 40 dias

depois da Sua ressurreição, Ele ensinou os discípulos _cerca do Reino (Actos 1:3). Lucas diz-nos do que Ele falou dessa vez, no caminho para Emaús: "Abriu-lhes o entendimento para compreende­rem as Escrituras" (Lucas 24:45). Depois, Ele resumiu a sua

própria mensagem: "O que Eu vos tinha dito, quando andavamos juntos, é que tudo o que estava escrito a meu respeito na lei

de Moisés, nos livros dos profetas e nos Salmos, tinha de se cumpridos (v. 44).

"Isto é o que está escrito: que cristo tinha que morrer, e que ao terceiro dia havia de ressuscitar dos mortos, e que em seu nome se havia de pregar a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando em Jerusalém

(v. 46-47). Esta é a mensagem do Reino: uma mensagem _cerca do Messias que sofre, morre e ressuscita, chama ao arrependimento

e perdoa.

 

Por todo o livro dos Actos, vemos os discípulos pre­gando sobre Jesus _cerca da sua ressurreição, do arrependimento, da fé e da salvação.

Muitas pessoas aceitaram a mensagem, mas alguns zom­baram e outros enfureceram-se. As pessoas raciocinam de forma diferente da de Jesus.

Como foi possível mudar a mensagem do Reino de Deus numa mensagem _cerca do mensageiro? Será que os discípulos se equivocaram? De modo nenhum! Eles foram inspirados a entender

o que Jesus estava a ensinar. Jesus tinha falado numa linguagem figurada, mas Ele inspirou-os a tomar outra orientação. Também foram inspirados a escrever os livros do Novo Testamento - e os primeiros quatro são completamente sobre Jesus. Jesus é o centro da mensagem dos evangelhos, dos Actos dos Apóstolos, das epís­tolas e do livro do Apocalipse. Ele é o centro da mensagem da igreja que Ele fundou.

Jesus fez algumas declarações assombrosas sobre si mesmo - tanto que os líderes judeus o odiaram por isso. Eles toleraram que falasse sobre o reino, porém sentiram-se incomodados quando Jesus falou sobre si mesmo.

Ele falou como se fosse o Juiz de todo o mundo (Mateus 10:32; 7:21-23), como se todos tivessem que obedecer-lhe assim como obedeciam a Deus (v. 24-29). Ele afirmou ter autoridade

para perdoar pecados. Naturalmente, qualquer um pode perdoar os pecados que são contra eles, porém Jesus afirmou perdoar os pecados que eram contra Deus (9:2-6). "Pois não serão vocês a falar, mas sim o Espírito de Deus, vosso Pai, que falará por vosso intermédio" (v. 10:20). Ele garantiu recompensas eternas (47: 19:7gL

 

Jesus afirmou conhecer o que acontecerá às cidades no dia do Juízo (12:41-42); 11:20-24), e afirmou que era pior rejei­tá-lo a Ele que cometer os pecados de Sodoma (v. 24). Ele afirmou que conhecia mais àcerca de Desus que qualquer outra pessoa (v.27) e também afirmou ser mais importante que o templo de Deus (12:6) e ter autoridade sobre o sábado (v. 8).

Sim, Jesus pregou sobre si mesmo e isso incomodou alguns Ele procurou certificar-se de que os seus discípuLos soubessem quem Ele era (16:13-17), e prometeu-lhes bençãos celestiais.

"O Filho do Homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então há-de recompensar cada um segundo o seu procedimento" (Mat. 16:27). Deu uma grande autoridade aos seus

discípuLos, significando qu_ Ele próprio tinha uma autoridade superior (18:18). Ele afirma ter toda a autoridade e tbdo o poder.

"Foi-me dado todo o poder no céu e na terra" (28:18). Ele afirma ser o Juiz e ter poder para nomear os seus discípuLos como juízes sobre o futuro Israel (19:28;25:31-34). Ele é o

6nico que pode permitir a entrada no Reino de Deus (v. 34) ou sentenciá-los ao inferno (v. 41).

Jesus afirmou que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida para resgatar a humanidade (v. 20:28) como

se Ele valesse mais que todos juntos. Ele disse que o seu sangue instituiria um novo pacto entre Deus e os humanos (22:28). Ele afirmou ter o poder de enviar anjos pelo mundo.

              "Ele mandará então os seus anjos ao som da trombeta,

para reunirem os escolhidos, de um extremo ao outro do mundo"

(24:31). Ele disse que as suas palavras eram infalíveis e eter­

nas (v. 35).

Os líderes judeus entendiam que estas afirmações eram assombrosas, mas pensavam que eram blasfémias. Se aquilo que Ele disse era certo, então Ele era Deus. Mas eles não podiam aceitar isso.

 

Encontramos ensinamentos semelhantes nos evangelhos de Marcos e Lucas: Jesus disse que Ele era alguém incrivelmente importante, o ponto fulcral da profecia e a chave para a eterni­dade de todos. Não podemos entrar no Reino de Deus a não ser que aceitemos Jesus como Rei. A boa notícia àcerca do Reino é que Jesus já chegou. Nos seus actos e nas suas palavras, Jesus mostro_ que Deus aceita as pessoas no seu Reino, Ele perdoa, convida-as

e dá-lhes as boas-vindas.

Era uma boa noticia para os pobres. Era também uma boa notícia para os pecadores. Jesus não veio convidar gente "boa" ­Ele veio convidar os pecadores, porque eles sabem que são os que necessitam de ajuda. .

Porém, as pessoas que pensavam que podiam entrar no Reino não gostaram da mensagem. O seu conceito de religião era totalmente oposto ao que Jesus ensinou. Não era a religião uma maneira de

manter às pessoas disciplinadas? Não era necessário ameaçar com

castigo uma sociedade' submissa à lei?

Jesus estava a mudar a forma como o mundo funcionava. Eles pensavam que_ Jesus era um blasfemo. Ele estava a ameaçar a lei de Moisés, não por mero acaso. Ele devia ser um dos falsos profetas que Moisés disse que deviam ser mortos (Deuteronómio 13:

1-5). Sem d6vida que se sentiam justificados ao planear a sua

_ ­

morte. Era preferível que um homem morresse do que toda a nação se revoltasse.

"Caifas, um deles, que naquele ano era o chefe dos sacerdotes, disse: II N_o percebem nada ! Não vêm que é melhor

para vocês que morra um só homem pelo povo do que toda a nação

_ _

ser destruída ? (Joao 11:49). Essa era a escolha que deviam

fazer: matar um blasfemo ou arriscar urna vingança romana. A

eleição era evidente.

Mas eles pouco sabiam que tudo isto era parte do plano de Deus para o reino. a Messias tinha que morrer, dar a sua vida corno resgate, tornar possível que as pessoas fossem perdoadas e fazer do Reino urna boa notícia de salvação em lugar de urna má notícia de castigo. Para que as pessoas se salvassem, tinha que morrer um homem.

Que homem era este? a homem enviado por Deus para

                                                                              _     .    _

ser o Cordeiro da Salvaçao (Joao 1:29), e para que todos os

que crêem Nele tenham o direito de chegar a ser filhos de Deus,

nascer de Deus (v. 12-13). Nós somos filhos do Rei - por meio

da f_ em Jesus.

Jesus _ o Salvador, o Messias, o p_o da vida, a porta

de entrada para a êalvaç_o, a luz do mundo, o pastor do EOVO de

Deus, a ressurreiçao e a vida, o caminho e a verdade (Joao 6:35; 8_12;10:7-11;11:25;14:6). Se acreditarmos Nele, se confiarmos

no nosso futuro Rei, a vida eterna _ nossa - outra forma de dizer que pertencemos ao Reino de Deus (Jo_o 3:35).

Jesus tem autoridade de dar vida eterna, de julgar o mundo, de ser honrado de forma igual a Deus (Jo_o 5:21-24).

Jesus temlJa vida eterna (v. 26) e levantará a outros

de novo para a vida (6:40). Ele era tal corno Deus (5:17-20;14:8-10) Ele disse que tem existência eterna (8:58;17:5) e aceitou a adora­ç_o (9:38;20:28).

Para entrar no Reino de Deus, devemos confiar em Jesus. Para compreender o Reino de Deus, devemos compreender Jesus. Para pregar àcerca do Reino de Deus, ternos que pregar àcerca de Jesus, porque sem Ele, n_o haveria boas notícias para dar.

a Reino _ urna boa notícia se tivermos esperança de entrar nele. Jesus dá-nos mais que esperança - dá-nos confiança e segurança. Sabemos que o supremo preço já foi pago. Sabemos que somos filhos de Deus por meio da f_ Nele - e quando estamos na família real, podemos estar certos de que estamos no Reino de Deus.

a Reino só _ bom se nós estivermos nele, e corno parte da sua boa notícia Jesus falou àcerca de corno podemos entrar nele. Isto _ realmente o mais importante que necessitamos saber. Deus se encarregará onde está, quando estará e corno será o Reino de Deus.

Nós desejaríamos querer saber estas coisas, por_m n_o ternos necessidade de as conhecer. a que necessitamos saber _ corno podemos fazer parte dele.

Podemos estar certos que o Reino será incrivelmente bom - mas também queremos estar seguros de que estamos nele, e a 6nica forma de estarmos confiantes _ por meio de Jesus. A boa notícia àcerca do Reino _ que Jesus é o caminho para entrar nele. Quando Jesus pregou àcerca do Reino, o tempo tinha chegado. a Reino estava próximo. Jesus queria que as pessoas acreditassem e entrassem nele. Deste modo lhes disse corno:

"Pois eu afirmou-vos que os cobradores de impostos e as prostitutas hão-de entrar primeiro que vocês no Reino de Deus", disse Jesus aos sacerdotes e aos anciãos (Mateus 21:31).

Como entrarão ?

 

 

"É que João Baptista veio ter convosco para ensinar o caminho da salvação, mas vocês não acreditaram nele. No entanto,

os cobradores de impostos e as prostitutas acreditaram (v.32), fazendo o que Deus quer" (v.28-11). As pessoas entram no reino

arrependendo-se e acreditando no evangelho.             .

Devemos "receber o Reino", disse Jesus (Lucas 18:17).

Ele também falou _cerca de quão dificil era para os ricos "entrar no Reino" (v.24). Aqui vemos várias frases usadas para indicar a mesma coisa: receber o reino, entrar no Reino e ser salvo. Estas

são formas diferentes de falar sobre a mesma coisa.

Jesus não pregou muito sobre os detalhes do futuro Reino. Em seu lugar, pregou àcerca de como os cidadãos do seu Reino podem viver e pensar nesta era. .

Ele não disse como os nossos pecados são perdoados. Ele disse-nos para nos arrependermos e acreditarmos no evangelho. Os seus discipulos pregaram o mesmo (Lucas 9:6; Marcos 6:12).

O Reino de Deus está aqui, disse Jesus. Começa agora mesmo Claro, no futuro o Reino teria grande gl6ria - Deus fará que assim seja. Haverá fabulosas recompensas futuras, porem a pergunta que Jesus faz _: Queremos estar no Reino, hoje mesmo? Hoje o reino

_ pequeno (Mateus 13:31-33). Hoje o reino tem o bem e o mal nele v.24-30). Hoje o reino está _ espera de crescer (Marcos 4:26-29). Eventualmente, o Reino virá em poder, porem hoje _ pequeno. A boa notícia _ que podemos entrar nele.

Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando chegaria o Reino (Lucas 17:20). Ele respondeu-lhes que o Reino estava já no meio deles (v.21). Porem eles não podiam vê-lo. Eventualmente o

Reino será visto por todos, porem o Rei tinha primeiro que sofrer

e morrer (v.22-25).

Jesus também disse aos fariseus: Se eu expulso os espiritos maus, isto quer dizer que o Reino de já aqui chegou a vós" (Mateus 12:28, Lucas 11:20).

O Reino está aqui, disse Ele, e a prova está no poder.

O Reino de Deus está a demonstrar a sua autoridade sobre o gover­no de Satanás - e esta prova continua hoje na igreja. Assim como

o Reino podia ver-se no ministério de Jesus, também se vê no ministério da sua igreja. Jesus predisse que os seus seguidores fariam maiores obras que as que Ele fez (João 14:12). O Reino está a

crescer. O Reino de Deus está aqui, disse Jesus. N6s não neces­sitamos de esperar por um Messias conquistador - Deus já está a governar e n6s hoje devemos voltar os nossos corações para Ele.

 

O anúncio do Reino exige uma decisão. É um chamado _

acção. Não necessitamos esperar - existem coisas para fazer agora mesmo.

           Mas a boa notícia à cerca do Reino não só  é que está

Proximo - a boa notícia _ que podemos fazer parte dele.

A proximidade não é boa notícia se não estamos nele, porque os nossos pecados nos desclassificavam, porém em Jesus, os nossos pecados são perdoados. .

Podemos crer em Jesus e voltarmos para Deus. Podemos estar no Reino de Deus para sempre, esta é uma maravilhosa boa noticia.

 

 

 

 

Michael Morrison

 

M/ .